Em virtude da crescente preocupação em relação ao novo coranavírus que até o momento infectou mais de 80 mil pessoas e levou ao óbito 2708 pessoas em todo mundo, é fundamental que todos fiquemos atentos aos cuidados simples que podemos tomar.
Em breve a OMS (Organização Mundial de Saúde) deverá considerar as infecções pelo coronavírus uma pandemia, uma vez que já está presente em cinco continentes. É responsabilidade de todos os brasileiros, somando esforços da iniciativa pública e privada, o controle sobre o avanço do vírus em nosso território.
Cabe à medicina e engenharia de segurança do trabalho atuar na prevenção e orientar os trabalhadores sobre os possíveis riscos e medidas preventivas que podem e devem ser adotadas no ambiente de trabalho.
Medidas simples, como:
- Reforçar a importância de lavar as mãos e objetos com água e sabonete quando estiverem sujas (palmas, dorso, entre os dedos, unhas, esfregar o polegar);
- Atenção especial na lavagem das mãos após espirros e tosses, utilizando de preferência o cotovelo para cobrir a face;
- Manter os ambientes bem ventilados, evitando locais com aglomeração de pessoas;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como: copos, talheres e alimentos, que possam constituir fômites para a transmissão;
O Ministério da Saúde considera caso suspeito situações nas quais existam sintomas gripais e histórico de contato próximo de caso confirmado de coronavírus; contato próximo com caso suspeito ou ainda histórico de viagem para área com transmissão local, nos últimos 14 (quatorze) dias.
Nesses casos, procure atendimento médico!